Companhia Teatro Griô faz sessões de histórias em Terreiros de Ilhéus
A Companhia Teatro Griô realizará de 03 a 10 de julho de 2019, no Terreiro Matamba Tombenci Neto, em Ilhéus; e no Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, em Itabuna, novas ações do Projeto Teatro Griô em Flor. Chegaremos no mês de julho nas terras grapiúnas, para realizar nova pesquisa sobre narrativas de tradição oral da região que irão inspirar o processo criativo de uma nova sessão de histórias da companhia Teatro Griô, previamente intitulada “Sessão de Histórias Grapiúnas”; além de realizar apresentações de sessões de histórias nos mencionados Terreiros de Candomblé.
Será um esperado retorno da Companhia aos Terreiros de Ilhéus e Itabuna, após a realização, há dois anos, do Projeto Teatro no Terreiro, que apresentou nestes e no Terreiro do Gantois, em Salvador, espetáculos do repertório da Companhia Teatro Griô. Desta vez, além de apresentar novos espetáculos para a comunidade dos terreiros e o publico em geral, teremos a oportunidade de interagir com os saberes e contos tradicionais das duas comunidade, através da realização da pesquisa para o processo criativo de “Histórias Grapiúnas”.
A pesquisa acontecerá entre os dias 03 e 10 de julho e, os artistas-pesquisadores da companhia, serão orientados por Mãe Hilsa Mukalê e por Ruy do Carmo Póvoas, líderes dos dois terreiros visitados. Ambos são sacerdotes do candomblé, pesquisadores, escritores e mestres das culturas de tradição oral afro-brasileiras. A partir deste mergulho vivencial nas narrativas de tradição oral de Ilhéus e Itabuna, cidades que compõem a região por muitos denominada de Grapiúna, a companhia Teatro Griô buscará inspiração poética para o seu próximo processo criativo.
No sábado, 06 de julho, a Companhia realizará às 17 horas no Terreiro Matamba Tombenci Neto, em Ilhéus, a Sessão de histórias com Panôs; seguida às 19 horas da apresentação do espetáculo Minha Aldeia – Sessão de histórias e cantigas do Teatro Griô. Já no domingo, 07 de julho, serão realizadas as apresentações no Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, em Itabuna, às 16 horas a Sessão de histórias com Panôs, seguida da apresentação do espetáculo Minha Aldeia – Sessão de histórias e cantigas do Teatro Griô. Todas as apresentações são abertas ao público em geral, com entrada franca.
Estas ações idealizadas e coordenadas por Rafael Morais e Tânia Soares integram o projeto “TEATRO GRIÔ EM FLOR – Apoio às atividades artísticas de criação, formação, pesquisa, qualificação, aperfeiçoamento técnico, intercâmbio e manutenção do repertório do grupo Teatro Griô”. Este projeto propõe o apoio ao trabalho ininterrupto desenvolvido pelo Teatro Griô, grupo concebido há 20 anos, com metodologias próprias, a partir da interação estética entre o Teatro, a Tradição Oral, a Arte dos Narradores Tradicionais e dos Palhaços, da Cultura da Infância, da Literatura Oral e do Teatro de Rua. O projeto tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
O projeto conta também com o apoio cultural do Terreiro Matamba Tombenci Neto, Organização Gongombira e do Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon.
SOBRE A CIA TEATRO GRIÔ
A Cia. Teatro Griô é uma companhia artística com 20 anos de estrada que desenvolve pesquisas e metodologias próprias inspiradas na Tradição Oral, na Arte de Narrar histórias, no Circo-Teatro e na Cultura da Infância. Criada pelos artistas Rafael Morais e Tânia Soares, a companhia além de espetáculos, encontros e pesquisas, oferece cursos e oficinas artísticas para pessoas com ou sem experiência de todas as idades. A Cia Teatro Griô realiza os encontros “Teatro Griô em Flor - Encontro Artístico Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral”; o “Teatro a Céu Aberto – Encontro da Arte do Teatro de Rua”; o “Festa no Céu – Encontro Artístico de Valorização da Cultura da Infância”; e os eventos “Tempo de Histórias – Mostra de repertório com espetáculos da Companhia Teatro Griô”, “Histórias Afro-Brasileiras”, e “Noites Griô – Sessões para ouvir e narrar histórias”.